top of page

O preparo das Essências Florais e demais Essências de Campos de Consciência 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As Essências do Sistema Florais de São Francisco são preparadas a partir dos Campos de Consciência dos reinos Vegetal, Fungi, Mineral, Animal, Elemental e Angelical; incluindo também as Consciências Sonoras e Musicais, Cromáticas, Astrológicas, Estelares, Cósmicas e de Mestres Ascencionados.

 

Durante muitos anos o processo de sintonização aconteceu de forma intuitiva, através de sonhos e vivências do dia a dia. Mas com o passar do tempo, a minha afinidade com as plantas, com os animais e com os minerais me permitiu abrir esse processo para um nível de comunicação observacional e meditativa, mais direta com as manifestações dos Campos Conscienciais  da fonte focalizada, auxiliando na formação dos repertórios, de maneira a entrar em ressonância mais profunda com o potencial de “cura da personalidade” de cada Essência a ser sintonizada e cocriada, considerando também a signatura da planta, tanto no contexto físico (micro e macroscópico) como histórico e lendário, através de seus diversos usos, contos e mitos populares através do tempo.

 

Nos primeiros anos de produção, o método de preparo foi de acordo com a maneira clássica descrita pelo Dr. Bach, de forma que as flores eram colhidas no auge da floração e colocadas imersas em água de fonte sob a luz solar direta, por algumas horas, ou pela utilização do método de fervura. Em seguida era feita a Essência Mãe adicionando-se  Brandy de uva a 38% de teor alcoólico, obtendo-se uma diluição a 50% ou 1/2.

 

Atualmente, o preparo da Solução Mãe se mantém inalterado, embora a "focalização" seja feita de forma diferente, não sendo mais retiradas as flores, mas colocando-as em conexão consciencial com a água mineral, que é deixada o mais próximo possível do local de origem.

Essa mudança foi realizada após o início das sintonizações das Essências de outros Reinos.

Tal procedimento aconteceu de forma natural e intuitiva e me trouxe muita tranquilidade e segurança, além de ampliar a possibilidade de obtenção de Essências de diferentes manifestações Conscienciais da natureza, proporcionando também mais simplicidade e flexibilidade ao processo.

Os métodos utilizados são: Solarização, Lunarização, Fogo ou Fervura.

 

Preparação das Essências Mãe

 

A Essência Mãe é a primeira preparação no processo de obtenção das Essências de Campos de Consciência (ECC).

Origina-se através do processo inicial de cocriação na natureza, local onde deve ser preparada.

Contém 50% V/V de água mineral ou de fonte. Em seguida ao processo cocriativo, é adicionado 50% de brandy de uva a 38% ou solução hidroalcoólica até 35% V/V, resultando em uma diluição a 50%, ou 1:2.

 

Preparação das Essências Estoque

 

A Essência Estoque é derivada de uma Essência Mãe como matéria prima. A diluição se dá numa proporção de 1/200 em brandy de uva a 38%  (1 gota da EM para cada 10 ml de veículo hidroalcoólico) .

O produto da mistura obtida é envasado e distribuído em frascos de vidro higienizados e esterilizados, de cor âmbar e lacrados com tampas invioláveis (conta gotas).

Esta é a Essência fornecida pelos produtores às farmácias de manipulação e aos terapeutas qualificados. Ela destina-se à preparação das soluções direcionadas aos usuários, chamadas Essências de Uso.

 

Obs.: As Essências Estoque, contendo  brandy de uva a 38% (veículo hidroalcoólico) podem ser usadas também de forma pura, sem diluições, entretanto o sabor é mais intenso, embora seja, igualmente, efetiva. Este modo está contraindicado para crianças e pessoas com sensibilidade ou restrições ao uso de álcool.  

 

Preparação das Essências de Uso

 

A Essência de Uso é o produto obtido através da diluição das Essências de Solução Estoque obedecendo-se a uma proporção mínima de 2 gotas de cada Essência Estoque selecionada para 30 ml de base hidroalcoólica até 35%.

São utilizadas 2 gotas da ESE + 600 gotas do veículo hidroalcoólico = 2/600 (1/300). São preparadas em vidros higienizados e esterilizados, de cor âmbar e lacrados com tampas invioláveis (conta gotas ou sprays).

 

Para uso em crianças recomenda-se diluir de 2 a 4 gotas dessa Essência, em água, sucos, chás ou leites. Pode-se utilizar também Essências preparadas sem álcool ou com outros conservantes não alcoólicos, como vinagre de maçã natural ou glicerina vegetal, em proporções indicadas pelo terapeuta.

 

Somando-se todas as diluições, o que o usuário recebe é uma diluição de 1/120.000 (1/2 x 1/200 x 1/300 = 1/120.000).

Isso significa uma diluição em relação à água contendo um Campo Consciencial, que estará em uma diluição de 1/120.000.

Essa é uma proporção que configura absoluta ausência de traços materiais na ESU fornecida aos usuários da Terapia Floral. 

Preparação das Essências Estoque das Fórmulas Compostas

Essas Essências Compostas Estoque seguem o mesmo padrão de preparo das demais Essências Estoque.

Entretanto, para a composição da Fórmula são selecionadas Essências Mãe capazes de atuar nos Núcleos Conscienciais aos quais serão direcionadas as Fórmulas.

São preparadas em vidros higienizados e esterilizados, de cor âmbar e lacrados com tampas invioláveis (conta gotas).

 

 

Preparação das Essências de Uso das Fórmulas Compostas 

 

Essas Essências Compostas de Uso seguem o mesmo padrão de preparo da demais Essências de Uso.

Entretanto, são utilizadas 2 gotas da Fórmula Composta (Estoque) selecionada, para 30 ml de base hidroalcoólica até 35%.

São preparadas em vidros higienizados e esterilizados, de cor âmbar e lacrados com tampas invioláveis (conta gotas ou sprays).

Fonte consultada: MANUAL ABRACAMPO

BOAS PRÁTICAS DE MANUFATURA DE ESSÊNCIAS DE CAMPOS DE CONSCIÊNCIA DA NATUREZA. 4ª Edição, 2023.

 

 

RECOMENDAÇÕES DE ARMAZENAMENTO

 

Manter o frasco bem fechado; longe de calor, luz, umidade e aromas.

Deixar afastado de radiações e aparelhos elétricos (televisão, telefone fixo ou celular, equipamento de som,  computador, micro-ondas e outros).

 

COMO USAR OS FLORAIS E AS DEMAIS ECC

 

As ECC podem ser tomadas ou usadas de diferentes formas: uso oral, tópico, diluídas ou não.

 

No Sistema FSF o que se preconiza é: usar 4 gotas ou 2 borrifadas, diretamente na boca ou diluídas (água, chás, sucos e outros) - 3 a 4X/dia. 

Uso em crianças e bebês: quando se utiliza fórmulas com graduação alcoólica, é recomendado que seja feita diluição em água ou  leite materno. Outra opção é o uso externo direto na pele, longe dos olhos.

O aumento da quantidade de gotas não afeta o seu efeito, o que é obtido aumentando-se a frequência das tomadas.

Em situações exacerbadas de crises emocionais,  acidentes, choques, choques ou outras crises emergenciais, pode-se  preparar uma solução contendo 10 gotas da Fórmula Floral indicada, diluídas em 500 Ml de água mineral, e tomar aos goles durante todo dia, até melhora do quadro. Após esse período recomenda-se voltar ao uso preconizado pelo terapeuta.


As Essências Florais e demais ECC podem ser administradas a qualquer hora do dia,  em associação ou não a remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contraindicações específicas por terapeutas ou médicos que estejam atuando de forma transdisciplinar e integrativa.

 

 

 

                                                

Florais de São Francisco

“Conectando a Consciência da Natureza com a Consciência do teu Ser.”

  • YouTube
  • Instagram
bottom of page